Arrumar os armários - Hop On, Hop Off

Depois dos presentes de Natal e de algumas compras nos saldos, quando abre o armário e tenta arrumar as peças novas, vai perceber que não cabem. Este é o momento ideal para fazer uma revisão geral do seu armário, sobretudo se estiver de férias e tiver tempo livre para isso. Tire o dia. Vai ver que se vai divertir e que este dia gasto em arrumações vai fazê-la poupar muito tempo até ao princípio do Verão. Vamos a isto, é hoje!

A melhor forma de começar é tirar tudo para fora do armário, mesmo aquelas peças que sabe que vai voltar a guardar. Sei que parece escusado, mas acredite que é fundamental para a qulidade do resultado final. 

Depois faça três montes: (1) as coisas relativamente às quais não tem qualquer dúvida que devem voltar para dentro do seu armário (são as que adora e que veste muito frequentemente); (2) as peças de que ainda gosta mas que não sabe bem se vai vestir, nem como vai conjugar, e (3), por fim, aquelas que seguramente não vai voltar a usar e que são para dar. Estas últimas são para arrumar em sacos (falaremos delas amanhã).

Antes de voltar a arrumar tudo, pendure no espelho folhas de revistas com as tendências da estação com que mais se identificou e inspire-se. Depois pegue nos montes (1) e (2) e nas peças novas que lhe ofereceram ou que comprou e divirta-se a fazer produções de moda: disponha tudo em cima da cama e faça vários conjuntos com cada uma das peças. Se tiver dúvidas experimente os conjuntos (é preferível agora do que de manhã à pressa).  Fotografe os conjuntos ou memorize-os. Isto será uma preciosa ajuda para aquelas manhãs difíceis em que não sabe o que vestir.

Só depois de ter esgotado todas as possibilidades de combinações entre peças, deverá arrumar tudo novamente, mas não ao acaso. Encontre uma ordem que faça sentido para si: por cores, por modelos, por tipo de peças ou qualquer outra que a ajude no dia-a-dia. Eu arrumo tudo por tipo de peças: fatos, blasers, calças, saias, vestidos e, por fim, camisas. Dentro de cada tipo de peças, ordeno por cores, começo no branco, sigo a ordem do arco-íris e termino no preto.

Em baixo, pode usar caixas de cartão ou de pano (eu uso cestos) para arrumar os acessórios, como lenços, écharpes, meias, clutches, cintos ou peças grandes de bijuteria.

Uma boa organização do seu armário permite-lhe ver todas as suas peças e isto, para além de facilitar muito as suas manhãs, ajuda-lá-a a "recriar" novos conjuntos e o seu guarda-roupa parecerá multiplicado por magia.

Comentários